quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Planejamento de Língua Portuguesa 8º ano BNCC 1º bimestre

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
OBJETOS DO CONHECIMENTO
HABILIDADES
CONTEÚDOS

ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
·         Construção composicional
·         Estilo
·         Efeitos de sentido
·         Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa
·         Modalização
·         Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios
·         Movimentos argumentativos e força dos argumentos
·         Textualização
·         Progressão temática
·         Elementos paralinguísticos e cinésicos
·         Apresentações orais
·         Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
·         Gêneros de divulgação científica
·         Marcas linguísticas
·         Intertextualidade
·         Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários
·         Variação linguística
·         Figuras de linguagem
·         Fono-ortografia
·         Léxico/morfologia
·         Morfossintaxe
·         Semântica
·         Coesão


(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.
(EF69LP19) Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.
(EF69LP41 X) Reconhecer e usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.
(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
(EF69LP55 X) Reconhecer, considerando a situação comunicativa, as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais elas devem ser usadas.
 (EF08LP08X) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa, passiva e reflexiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da
 passiva) e comparar o verbo reflexivo e o efeito de sentido produzido no sujeito.
 (EF08LP10) Interpretar, em textos lidos ou de produção própria, efeitos de sentido de modificadores do verbo (adjuntos adverbiais – advérbios e expressões adverbiais), usando-os para enriquecer seus próprios textos.


              Sujeito indeterminado
              Oração sem sujeito
·                      O texto, o contexto e o discurso
              Oração e período
·         Variedades da língua
·         Vozes do verbo
·          

LEITURA
·         Apreciação e réplica
·         Relação entre gêneros e mídias
·         Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
·         Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos
·         Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação,mídias e práticas da cultura digital
·         Efeitos de sentido
·         Exploração da multissemiose
·         Relação entre textos
·         Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero (Lei, código, estatuto, código, regimento etc.)
·         Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos
·         Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social
·         Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros
·         Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios ou propositivos
·         Curadoria de informação
·         Reconstrução das condições de produção e recepção de textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero
·         Estratégias e procedimentos de leitura
·         Relação do verbal com outras semioses
·         Procedimentos e gêneros de apoio à compreensão
·         Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
·         Adesão às práticas de leitura


 (EF69LP01X) Reconhecer a liberdade de expressão como princípio sócio comunicativo de direito e de respeito ao outro
(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas (campanha pela manutenção da limpeza urbana, campanha para salvar algum bicho em extinção, campanhas política ,etc.), as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem ; em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou o humor presente.
(EF89LP02) Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc.

 (EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
(EF69LP49X) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo que valorizem o homem do campo e desmitifiquem a sua imagem e, receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

·         Textos variados








































ORALIDADE
*Considerar todas as habilidades dos eixos leitura e produção que se referem a textos ou produções orais, em áudio.
·         Produção de textos jornalísticos orais
·         Planejamento e produção de textos jornalísticos orais
·         Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
·         Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados
·         Estratégias de produção: planejamento, realização e edição de entrevistas orais
·         Discussão oral
·         Registro
·         Escuta
·         Apreender o sentido geral dos textos
·         Apreciação e réplica
·         Produção/proposta
·         Conversação espontânea
·         Procedimentos de apoio à compreensão
·         Tomada de nota
·         Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
·         Produção de textos orais
·         Oralização
·          



(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
(EF69LP15 X) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala e opiniões divergentes,na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
EF89LP28) Tomar nota de videoaulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.
(EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.
(EF69LP53 A) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil.
(EF69LP53 B) Contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráficoeditoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais
(EF69LP53 C) Ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

·         Desenvolvimento da oralidade










PRODUÇÃO DE TEXTOS
·         Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
·         Textualização
·         Estratégia de produção:planejamento de textos informativos
·         Estratégia de produção: textualização de testos informativos
·         Revisão/edição de texto informativo e opinativo
·         Estratégia de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos
·         Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais
·         Estratégias de produção: planejamento, textualização, revisão e edição de textos publicitários
·         Textualização de textos argumentativos e apreciativos
·         Textualização, revisão e edição
·         Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
·         Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos
·         Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica
·         Estratégias de escrita
·         Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
·         Relação entre textos
·         Consideração das condições de produção
·         Estratégias de produção:planejamento, textualização e revisão/edição
·         Construção da textualidade

(EF69LP07B) Avaliar textos para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentado/ alterando efeitos, ordenamentos, etc.
(EF89LP09 B) Produzir reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma padrão.
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma padrão.
(EF89LP10) Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.

·         Produção teatral
              Crítica
              Texto ficção
·                      Paródia
·                      Reportagem



LEGENDA
Verde- Campo jornalístico/midiático
Azul – Campo de atuação na vida pública
Rosa – Campo das práticas de estudo e pesquisa
Roxo – Campo artístico-literário
Laranja – Todos os campos de atuação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atividade de História: A importância de se estudar a história - 7º ano


A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR A HISTÓRIA
          A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
       A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
       Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
      A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids
Responda:
1. Qual área das ciências a história faz parte? Justifique.
2. De acordo com o texto e suas convecções qual a importância de estudar história?
3. Qual erro cometido pela sociedade no passado que não deve ser repetido? Pesquise e registre esse fato.
4. De acordo com a afirmativa: “A história é a ciência do passado e do presente”, podemos concluir que a história não tem influencia no futuro da humanidade? Justifique sua resposta.
5. Escreva um relato marcante que te aconteceu no passado.
6. No 6º ano estudamos períodos importantes da história, são eles: Pré-história e Idade Antiga. Registre 3 invenções ou mais que surgiram através da espécie humana que nos beneficia até hoje.  

Espero que tenham gostado da proposta de atividade.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Atividade para primeiro dia de aula


Atividade da Cápsula do Tempo - 2020
Se você pudesse escrever uma carta hoje, e abri-la novamente apenas quando o ano estiver terminando, o que você escreveria para o seu “eu” do futuro?
Nesta atividade vamos fazer este exercício de imaginação.
Complete as lacunas pensando no que você diria, hoje, para si mesmo em dezembro de 2020.
Meu nome é __________________________________________________________________e tenho ____ anos. Vivo na cidade de ______________________________ Meus pais se chamam ___________________________________________________e_____________________________________________. Moro no bairro ___________________________________. Minha (meu) melhor amiga (o) é a (o) ______________________________________, mas eu também me dou super bem com a (o) _______________________________________________________ e a (o) ______________________________________________Meus três passatempos preferidos são:
1._______________________________________________________________________;
2._______________________________________________________________________;
3._______________________________________________________________________;
Uma das melhores coisas que me aconteceu no ano anterior foi: 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Minha matéria favorita na escola é____________________________________________, porque___________________________________________________________________A minha melhor viagem/passeio que fiz foi para ___________________________________ e a coisa mais divertida que aconteceu/vi foi _____________________________________ O meu livro/gibi/revista preferido é _____________________________________________
e eu realmente acho que o meu “eu” no final do ano deveria reler a história toda. Porque __________________________________________________________________________________________________________________________________________________Ah, aproveitando para assistir de novo o meu filme preferido, que é _________________________________________________________________________
Minha série/desenho favorito é ______________________________ _________________. O canal que mais vejo no Youtube é ___________________________________________.
O jogo mais marcante que joguei/jogo é ________________________________________.
A melhor música do universo é __________________________________, porque ela me lembra ___________________________________________________________________
No ano de 2021 quero muito __________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Meu maior sonho é _________________________________________________________
______________________________________________________________________________
No futuro pretendo trabalhar na profissão de _____________________________________
porque___________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Um conselho para o meu “eu” do futuro é ________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
As coisas que mais gosto em mim são:__________________________________________
_________________________________________________________________________
Em 2019 aconteceram alguns fatos históricos no Brasil, como: 
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
No final de 2020 eu imagino que o Brasil estará da seguinte forma: 
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
No Ensino Médio em 2021 vou _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
As palavras escritas no espaço abaixo dão sentido a minha vida:



















domingo, 2 de fevereiro de 2020

Cartões de boas vindas aos alunos

Olá professores,
As sugestões de hoje são cartõezinhos para cada dia da semana. Os alunos amam!
A primeira semana deve ser de fato especial e junto aos cartões de boas vindas poderão dar uma balinha, pirulito, etc, mas antes verifiquem com a coordenação pedagógica se essas guloseimas são permitidas na escola.

Vejam como ficaram:





Espero que tenham gostado.
Visite nosso outro blog CLICANDO AQUI.

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Lembrancinha para o primeiro dia de aula


Olá professores!

Férias acabando e já estamos pensando na acolhida dos nossos alunos. Sendo assim, o blog “Atividades Itinerantes” sugere uma lembrancinha fácil, barata e útil para eles. O material que vão precisar providenciar é somente lápis e papel adesivo que pode ser encontrado nas papelarias.

Vejam como ficou:



Abaixo a arte que usamos. Os interessados é só salvar a imagem, abri-la no Paint e fazer as adequações quanto ao nome da professora, turma, etc. Vocês podem cobrir todo o lápis ou somente uma parte, como fizemos nas imagens acima.



É uma lembrancinha de boas vindas ideal para todos os níveis de ensino. 
Bom retorno pra todos!