segunda-feira, 29 de junho de 2020

Características e diferenças entre pintura MEDIEVAL e RENASCENTISTA


PINTURA MEDIEVAL
- Desconhecia a perspectiva;
- As figuras humanas eram chapadas e rígidas;
- Os santos eram representados sempre com olhar fixo e halo (luz em forma de círculo ao redor da cabeça) e fundo em ouro.
-  As figuras religiosas apareciam com os olhos muito grandes e bem abertos para indicar intensa vida espiritual.


PINTURA RENASCENTISTA

- Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria;
- Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos;
- Realismo: o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada;
- Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo;
- Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes;
- Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

GINCANA TURMA TOP: Para combater a indisciplina dos alunos

Gestores e professores,
Com o objetivo de combater a indisciplina dos alunos e conscientizá-los da importância dos estudos e escola, criamos essa gincana que pode ser adaptado conforme a realidade da escola que trabalham. Vejam:

JUSTIFICATIVA
Baseando-se em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o educando é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, a Escola Estadual “Conselheiro Afonso Pena”, propõe a realização da I Gincana #TurmaTop, projeto criado pelo professor de Ensino Religioso Jonathan. Acredita-se que a gincana, tendo como tema: CONHECIMENTO COMPARTILHA CONHECIMENTO, ao contemplar o cotidiano do educando, promoverá o conhecimento através de atividades lúdicas e jogos dotando-se das influências exercidas pelas novas tecnologias e seus objetos. Igualmente, tais atividades serão relevantes para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores da escola, promovendo assim um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem. As atividades propostas nesta ação visam atender aos seguintes objetivos:
OBJETIVO GERAL
Promover o conhecimento e socialização de saberes a partir da revisão dos conteúdos estudados de forma lúdica contemplando a integração da comunidade escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Promover integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre os participantes;
ü  Oferecer desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento, estratégia e baseando nos quatro pilares da educação: a) Aprender a ser; b) Aprender a conhecer; c) Aprender a conviver; d) Aprender a fazer;
ü  Integrar os educandos, professores e equipe pedagógica;
ü  Despertar o espírito de competição sadia;
ü  Avaliar os educandos de forma interdisciplinar.
INTERVENÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA  COMUNIDADE ESCOLAR:
ü  Ajudar o grupo a repensar sua atitude no dia-a-dia, reconhecendo a importância da escola como um espaço de formação humana;
ü  Participar de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade.
ü  Sensibilizá-los para a participação direta da família na escola mantendo uma relação que possibilite a realização de uma educação de qualidade.
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental II.
DATA DE REALIZAÇÃO: Julho a Novembro de 2019.
PARTICIPAÇÃO: Gestão escolar, corpo docente, discente da escola e comunidade escolar.
RESULTADOS ESPERADOS: A integração dos participantes, o aprendizado com as provas aplicadas e a contribuição junto à sociedade.
REGULAMENTO
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
Este documento dispõe sobre os critérios e regulamentação da gincana, a ser realizada em abril a agosto de 2018.
1.1 - Este Regulamento foi elaborado pelo professor de ensino religioso, especialmente instituída pela direção da escola. O mesmo será publicado no mural da escola, entregue uma cópia aos professores coordenadores e líderes de turma para que todos os envolvidos tenham ciência.
1.2 - Todas as pessoas que participarem da GINCANA estarão sujeitas às condições deste Regulamento.
1.3 - Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
1.4 - É de responsabilidade do coordenador e líder das turmas a ampla divulgação junto aos integrantes de sua equipe.
1.5 - O regulamento desta gincana deverá ser lido por todos os líderes na presença da equipe coordenadora e posteriormente assinado como forma de afirmação e concordância dos mesmos aos critérios estabelecidos.
1.6 - Ao concordarem com este regulamento as equipes se comprometerão a cumprir todos os critérios deste regulamento, havendo discordância, caberá a equipe coordenadora dar a punição referente ao ato cometido.
1.7 - Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão organizadora.
2. DA COORDENAÇÃO DA GINCANA:
2.1 - A equipe coordenadora é composta pelos seguintes colaboradores:
ü  Jussara - Diretora da escola;
ü  Dulce – Vice-diretora;
ü  Aparecida – Especialista em educação básica;
ü  Leila – Bibliotecária;
3. DAS REGRAS E PENALIDADES
3.1 - Só poderão participar da gincana os alunos que estão regularmente Matriculados na escola;
3.2 - A equipe que não estiver presente ao ser chamada, será punida com Perda de 10 pontos;
3.3 - As reivindicações serão aceitas e feitas apenas pelos líderes de equipes e/ou professores coordenadores;
3.4 - Os participantes que irão representar as equipem nas provas deverão estar identificados;
3.5 - A ordem de apresentação das equipes será feita por meio de sorteio e a equipe que dispersar durante as apresentações será penalizada com 50 pontos, após parecer da organização;
3.6 - Não será permitido nenhum tipo de agressão verbal ou física durante o desenvolvimento da gincana. Caso ocorra a equipe será desclassificada da modalidade e perderá os pontos ganhos;
3.7 - Não será permitido veto de arbitragem;
3.8 - As equipes que se negarem a cumprir as determinações dos árbitros serão eliminadas da competição;
3.9 - Será penalizada com a perda de 50 pontos a equipe que causar tumulto no decorrer do evento;
4.0 - Ficará proibido a entrada de pessoas estranhas na escola, exceto para o cumprimento de algumas tarefas;
4.1 Perderão pontos as equipes que:
ü  Não cumprir rigorosamente o regulamento da GINCANA;
ü  Tentarem prejudicar as equipes adversárias de qualquer forma;
ü  Apresentarem-se desorganizadas nos momentos da gincana;
ü  Não respeitarem as boas normas de conduta com os participantes e organização do evento;
ü  Não respeitarem as ordens da Comissão Organizadora;
ü  Não zelarem pela organização e limpeza do ambiente;
ü  Não fizerem silêncio quando for solicitado;
4.2 Serão automaticamente desclassificadas as equipes que:
ü  Possuírem algum integrante que seja visto promovendo baderna, briga e/ou atos de vandalismo;
ü  Desrespeitarem as regras de bom andamento da gincana, causar repetidas solicitações de ordem ou respeito da Comissão Organizadora;
ü  Promover ou provocar tumultos internos ou externos;
ü  Recusar-se, sob pretexto e sem justificativa, a continuar na gincana;
ü  Apresentar protestos descabíveis;
ü  Apresentar-se no decorrer da gincana utilizando nome de outro aluno;
5. DA COORDENAÇÃO DAS EQUIPES
A coordenação das equipes será composta pelos professores coordenadores lotados na escola;
5.1 - Das atribuições dos coordenadores das equipes:
Os coordenadores das equipes deverão:
ü  Orientar, acompanhar, auxiliar e coordenar os alunos na execução de tarefas prévias e relâmpago;
ü  Manter a disciplina e ordem na sua equipe e dos seus membros para com os outros;
ü  Fiscalizar o local de concentração de suas equipes;
ü  Manter o respeito e o espírito competitivo;
ü  Estimular os seus alunos para a participação nas atividades e tarefas propostas.
6. DAS PROVAS/TAREFAS:
6.1 - As provas serão elaboradas pela equipe coordenadora desta gincana, objetivando:
ü  A revisão/aprendizado dos conteúdos abordados em todas as disciplinas/séries/níveis de ensino;
ü  A integração da comunidade escolar;
ü  A inter/trans/multidisciplinaridade.
6.2 - As provas serão cumpridas exclusivamente na área da escola/quadra, salvo às de caráter social na comunidade.
6.3 - As provas antecipadas poderão ser entregues às equipes participantes até 24 horas antes da hora prevista para apresentação das mesmas.
6.4 – As provas relâmpago serão entregues à qualquer momento durante o período de realização da gincana e deverão ser realizadas/cumpridas no tempo estimado.
6.5 - No intuito de contemplar a participação de todos os alunos, deverão ser respeitados o número mínimo de participantes por provas, sendo punida com 50 pontos a equipe que não atender ao que se propõe neste item.
 7. FORMAÇÃO DAS EQUIPES:
7.1 - A gincana será formada por três equipes, com 02 representantes, sendo 01(um) líder e 01 (um) coordenador para cada turma participante;
7.2 - A formação das equipes: EQUIPE BRANCA – 6º I, 7ºI, 8ºI, 9º I; EQUIPE LARANJA – 6º II, 7º II, 8º II, 9º II; EQUIPE VERDE – 6º III, 7º III, 8º III, 9º III.
7.3 - A equipe deverá estar caracterizada/identificada na gincana com a cor sorteada e uniformizada;
7.4 - Toda equipe será responsável pela ordem e organização dos seus componentes no espaço utilizado para a realização e cumprimento das tarefas;
7.5 - Itens eletrônicos de som de nenhum tipo serão permitidos, somente os fornecidos pela escola;
7.6 - As equipes deverão criar um grito de guerra único, que apresentarão nas mais diversas etapas da gincana;
8. ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES DE EQUIPE:
8.1 Participar das reuniões com a Comissão Organizadora, se solicitado ;
8.2 Responsabilizar-se pela equipe e seus membros, em todos os momentos da gincana;
8.3 Ser o único contato com a Comissão Organizadora em caso de dúvidas ou algum problema;
8.4 Estar sempre presente na realização das provas;
8.5 Todas as equipes deverão se organizar para: a) festejar ou ficar em silêncio c) cumprir os horários.
9. DA PONTUAÇÃO:
9.1 - Ganharão pontos as equipes que:
ü  Cumprirem todas as provas conforme determinações das mesmas;
ü  Após o término da apuração de cada prova, serão divulgadas as pontuações obtidas por cada equipe
ü  A divulgação dos vencedores e das pontuações será feita no dia _______/______ 2019;
ü  Caso houver alguma divergência em relação à pontuação de alguma prova ou algum problema em relação à outra equipe, a equipe reclamante deverá encaminhar um recurso por escrito no mesmo momento à Comissão Organizadora, para análise e resolução;
10. RESULTADO E PREMIAÇÃO:
10.1 A premiação respeitará os seguintes critérios
[ 1º - Lugar – 5,0 pontos em cada disciplina e um troféu;
[ 2º - Lugar – 3,0 pontos em cada disciplina e um troféu;
[ 3º - Lugar – 2,0 pontos em cada disciplina e um troféu;
10.2 A pontuação será registrada nos “ASPECTOS QUALITATIVOS” dos componentes curriculares, sendo computada no terceiro bimestre.
10.3 Só fará jus à premiação aquele aluno que participar direta e indiretamente de todas as atividades, e tenha a assiduidade e participação comprovada pelo coordenador e líder da equipe.
Por estar ciente e de acordo, assino o presente.
Professores: ___________________________________________________________________
Especialista em Educação Básica: __________________________________________________
Vice-diretora: ___________________________________________________________________
Diretora: _______________________________________________________________________
PLANEJAMENTO GINCANA
Entrega das tarefas prévias.
1ª TAREFA:
Metodologia – Explicar os critérios aos representantes de cada equipe, apresentando um modelo da imagem que deverá servir de base para a confecção da mensagem. Observar periodicamente o número de curtidas/compartilhamentos de cada equipe.
[ Nesta tarefa cada equipe deverá desenvolver uma mensagem para ser publicada na página do Facebook da Escola, respeitando os critérios à seguir:
ü  A mensagem deve conter uma reflexão à cerca do tema: “IMPORTANCIA DA GINCANA ESCOLA EM MOVIMENTO”, não devendo ultrapassar o limite máximo de 03 (três linhas);
ü  A imagem a ser postada terá: o slogan da escola, nome da equipe (ao centro) e mensagem reflexiva com até três linhas.
ü  A imagem deverá ser entregue por um dos líderes de cada equipe até às 08:00 horas da manhã do dia ___/_____/2019 ao supervisor da escola.
A pontuação da referida tarefa será da seguinte forma:
ü  Para cada curtida na imagem original (postada na página da escola) a equipe ganhará 1 ponto.
Data da averiguação/finalização da tarefa - ________ 2019 às 14:00hs. (Nesse horário será feito um print e publicado no espaço “comentários” de cada imagem. Somente o print da comissão organizadora será válido).
2ª TAREFA – PARÓDIA (0 à 10 PONTOS)
A equipe deverá elaborar uma paródia abordando o tema: BULLYING/CYBERBULLYING.
Serão observados os seguintes critérios: Originalidade, Criatividade, Coerência com o tema, Não será permitido vocabulário chulo (palavrões);
3ª TAREFA – RECICLAGEM (1 PONTO CADA ITEM)
Para a realização desta tarefa, as equipes deverão apresentar brinquedos e/ou jogos pedagógicos feitos com material reciclável. Ambos deverão ser doados para as crianças (alunos) do turno vespertino.
4ª TAREFA – GRITO DE GUERRA (0 à 20 PONTOS).
Conforme estabelecido no regulamento desta gincana, as equipes deverão apresentar um grito de guerra alusivo ao nome da gincana e a cor da equipe, onde serão avaliados a originalidade, criatividade, animação e envolvimento de cada equipe em sua apresentação.
Especificamente nesta tarefa
CRITÉRIOS: Animação; Criatividade; Originalidade; Respeito ao nome da gincana; Tempo limite para apresentação 5 minutos.
5ª TAREFA – SOLETRANDO (10 PONTOS POR ACERTO)
É importante para o conhecimento correto da grafia das palavras, pois, estimula o aluno à leitura e uma correta pronúncia das palavras do nosso vocabulário.
DESENVOLVIMENTO: Para a realização desta tarefa, as equipes deverão apresentar o mínimo de
10 alunos. As palavras serão escolhidas aleatoriamente pela equipe coordenadora e ao sinal o aluno representante de cada equipe deverá se dirigir para pronunciar corretamente a palavra escolhida.
CRITÉRIOS: Resposta correta; Envolvimento dos componentes; Respeito ao adversário e equipe coordenadora.
6ª TAREFA – MONTAGEM DO TANGRAN (0 À 10 PONTOS)
Serão entregues a cada equipe uma imagem impressa com desenho e o um envelope com tangram. Cada equipe deverá visualizar a imagem e montar. Aquela que conseguir fazer a montagem em tempo hábil será o vencedor desta tarefa.
7ª TAREFA – TAPETE ALFABÉTICO (0 à 10 PONTOS)
Cada equipe escolherá um componente para a realização dessa prova, fará um sorteio para ver qual a equipe será sorteada primeiro . O componente escolhido pela equipe deverá em tempo determinado pela coordenação colocar o tapete alfabético em ordem alfabética. A equipe vencedora será aquela que realizar a prova no menor tempo.
8ª TAREFA – MONTAGEM DO QUEBRA-CABEÇA (0 À 10 PONTOS)
Cada equipe escolherá um componente para a realização dessa prova , no sinal dado pela coordenação o componente da equipe deverá montar as figuras em ordem e explicar as imagens. A equipe que realizar a prova em menor tempo e explicar as imagens ganhará a prova. A imagem será relacionada a disciplina de ARTE.
9ª TAREFA – UNIFORME (1º lugar: 20 pontos / 2º lugar: 10 pontos / 3º lugar: 5 pontos)
            Será contabilizado a quantidade de alunos com o novo uniforme da escola.
TAREFAS DIÁRIAS
DATA
TAREFA ARTÍSTICA
OBSERVAÇÕES







Jonathan da Cruz Roberto
Ensino Religioso

Paraopeba, 21 de Junho de 2019.
            ANEXO
AÇÕES PARA GINCANA TURMA TOP
Qual o objetivo da G.E.M?
ü  Promover integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre os participantes da GINCANA;
ü  Oferecer desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento, estratégia e baseando nos quatro pilares da educação: a) Aprender a ser; b) Aprender a conhecer; c) Aprender a conviver; d) Aprender a fazer;
ü  Integrar os educandos, professores e equipe pedagógica;
ü  Despertar o espírito de competição sadia;
ü  Avaliar os educandos de forma interdisciplinar.
Vamos agora para as tarefas que deverão ser realizadas:
1.    Sala organizada em filas conforme mapeamento S.O.P* (Exceto em trabalhos de grupo) = 1 PONTO semanalmente;
2.    Conservação da sala de aula limpa S.O.P* = 1 ponto semanalmente;
3.    Conservação dos murais das salas de aulas S.O.P* = 1 ponto semanalmente;
4.    Carteiras conservadas limpas S.O.P* = 2 pontos;
5.    Grito de guerra = 2 Pontos
6.    Uniformizados todos os dias = 1 ponto
7.    Livros didáticos encapados = Equipe com maior quantidade 3 pontos, Segunda equipe com maior quantidade 2 pontos, Terceira equipe com maior quantidade 1 ponto; Fiquem atentos que a data será divulgada;
8.    Equipe com quantidade maior de alunos que conquistarem acima de 20 pontos em todos os componentes curriculares no 1º bimestre = 10 pontos;
9.     A cada aluno que frequentar as aulas de Educação física com roupa adequada receberá 1 ponto para a equipe. A folha de controle estará com a professora que fará as devidas orientações;
10.  A cada aluno fora de sala nas trocas de professores a equipe perderá 5 pontos. S.O.P*;
11.  No final do bimestre a cada média perdida o aluno fará a equipe perder 2 pontos;
12.  Cada sala deverá ter 2 líderes de turma = 1 ponto;
13.  Participação “exemplar” no momento cívico = 2 pontos;
14.  A cada livro, caderno ou material solicitado pelo professor esquecido pelo aluno a equipe perderá 1 ponto. O professor passará relação ao pedagogo com nomes desses alunos e material esquecido;
15.   A turma que tiver menos ocorrências registradas ganhará 10 Pontos S.O.P*.
16.  A cada pai ou responsável presente nas reuniões promovidas pela escola a equipe receberá pontos de acordo com a quantidade. 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
17.  Tarefa reciclável em dias marcados pela gestão escolar. 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
18.  Torneio de Fatos (multiplicação e divisão) em dias marcados pela gestão. 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
19.  Soletrando em dias marcados pela gestão. 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
20.  Torta na cara em dias agendado pela gestão. 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
21.  Momento de oração em dias marcados pela gestão. Cumprimento da tarefa conquistará 2 pontos para a equipe.
22.  Ação solidária em dias agendados pela gestão. Cumprimento da tarefa conquistará 3 pontos para a equipe.
23.  Ação de valores humanos em dias agendados pela gestão. Cumprimento da tarefa conquistará 3 pontos para a equipe.
24.  Ação de cidadania em dias agendados pela gestão. Cumprimento da tarefa conquistará 3 pontos para a equipe.
25.  Concursos promovidos pela escola (cartazes, frases, desenho, dança, redação, poesia, paródia, teatro, etc); 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
Campeonato Inter classe; 1º lugar 10 Pontos/ 2º Lugar 5 Pontos/ 3º Lugar 2 Pontos.
S.O.P = Serão observados periodicamente; - As tarefas executadas no recreio não vale pedir ajuda.

domingo, 28 de junho de 2020

Ensino Religioso: Texto para 1º dia de aula (Importância do Ensino Religioso)

Olá professores de Ensino Religioso,
Vejam esse texto e atividade que pode ser trabalhado a importância do Ensino Religioso na matriz curricular da escola.
Clique na imagem para melhor visualização

sábado, 27 de junho de 2020

História e Ensino Religioso: Festa Junina (interdisciplinariedade)

Olá professores! Vejam esse texto que traz informações sobre essa tradição cultural e religiosa, Festas Junina. Baseando-se no texto, elabore questões interpretativas...


sexta-feira, 26 de junho de 2020

História: Atividade sobre Mesopotâmia 6º ano


MESOPOTÂMIA – A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios”, ou seja, nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: Tigre Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. Vários povos se estabeleceram nesta região e aproveitaram as águas destes rios para irrigar a terra e praticar a agricultura. Muitas cidades coram construídas, bem como reinos (unidades políticas governadas por um rei) e impérios (na antiguidade era um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da cidade mais poderosa) que deixaram contribuições importantes para a humanidade. Mesopotâmia equivale ao atual Iraque. Dentre estes povos estavam os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
            SUMÉRIOS – Há cerca de 6 mil anos fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Lagash, para se defender construíram muralhas altas com vários quilômetros e com muitas torres. Outra construção que se destacou entre as cidades sumérias era o zigurates, monumento religioso em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao topo.
            Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C., mas novos achados arqueológicos indicam que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta. Ela pode ter sido inventada na Suméria, Egito, Índia e China, como indicam os vestígios lá encontrados.
            Na Suméria a escrita era desenvolvida em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam em formas de cunha. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
            ACÁDIOS – As cidades sumerianas foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituiu-se o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região; as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma única autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo.
            AMORITAS – Por volta de 1900 a.C., os amoritas, povo semita (grupo descendente de Sem, filho de Noé) vindos do deserto da Arábia, se estabeleceram no centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram um poderosos império, conhecido como o Primeiro Império Babilônico, no qual se destacou Hamurabi (1792-1750 a.C.) que fez a sua obra célebre, um código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo atual: o Código de Hamurabi. Algumas determinações deste código: *Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.  **Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.
            ASSÍRIOS – Se estabeleceram no norte da Mesopotâmia. Era um povo que desenvolveu tática  e armas de guerra eficiente e organizaram um exército poderoso com carro de combate. Com isso, formaram um grande império que abrangia terra da Mesopotâmia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito. O que tornou mais conhecidos os Assírios foi o uso da crueldade contra seus adversários. Era comum cortarem os dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. O uso da crueldade era para desencorajar a resistência e abalar a moral do inimigo. Apesar disso, os povos dominados pelos assírios se rebelavam com frequência. O Império Assírios desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), aliados dos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram ocupar Nínive, a capital assíria.
            CALDEUS (NOVOS BABILÔNICOS) - Construíram o Novo Império Babilônico, cujo rei principal foi Nabucodonosor que arrasou Jerusalém (586 a.C.) e levou os judeus para o cativeiro da Babilônia. Com as riquezas dos povos conquistados, este rei reconstruiu a antiga Babilônia que voltou a ser o principal centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. Uma das principais construções deste rei foram os Jardins Suspensos da Babilônia. Este império foi abalado por revoltas internas. Isso enfraqueceu o império e abriu caminho para os persas, chefiados por Ciro, o Grande, o conquistassem em 539 a.C.
            SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.  O rei residia no palácio (uma grandiosa construção). Os militares eram treinados para manter o domínio do rei sobre a população, defender o reino e realizar novas conquistas. O poder político era privilégio dos homens e passava de pai pra filho; as mulheres nunca chegavam ao poder. (Faça em seu caderno a pirâmide social da Mesopotâmia).
            ECONOMIA: o campo e a cidade – Os povos da Mesopotâmia se dedicavam à agricultura, pecuária e artesanato. As extraordinárias peças encontradas em sítios arqueológicos do Iraque, demonstra que na Mesopotâmia, havia um grande número de artesões especializados: tecelões, carpinteiros, ferreiros, joalheiros, entre outros. Parte da riqueza que circulava na Mesopotâmia era entregue ao rei na forma de impostos e ao sacerdote, na forma de oferenda ao templo.
            RELIGIÃO E MITOLOGIA – Os Mesopotâmicos eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Cada cidade tinha sua divindade. O principal deus dos babilônicos era Marduk. Assur era o senhor da guerra e o mais cultuado entre os Assírios. Enki era o senhor das águas doces. ////  Os Mesopotâmicos também acreditavam em mitos (é uma história baseada em fatos reais ou inventados que explicam a origem do mundo, humanidade e os fenômenos naturais).
ATIVIDADES:
1) Quais foram os povos que formaram a Mesopotâmia?
2) Qual dos povos da Mesopotâmia criou o sistema de escrita e como ela era chamada?  3) Como estava constituía a pirâmide social da Antiga Mesopotâmia?  
4) Colocar V para as verdadeira e F para as falsas. Nas falsas fazer a correção:
A.(   ) Foi Hamurabi, rei dos Amoritas, que durante o primeiro Império Babilônico que mandou escrever um código de leis _______________________________________
B.(   ) O nome dos templos na Mesopotâmia era pirâmide______________________
C.(   ) Povo sanguinário dos mesopotâmicos foram os sumerianos _________________
D.(   ) Nabucodonosor levou os judeus para o cativeiro da Babilônia.______________