quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

PRIMEIRO DIA DE AULA: Atividade: roda de conversa para falar de sentimentos

Coloque a turma para compartilhar angústias e dificuldades acumuladas nos anos de pandemia

Indicado para: Anos Finais 

PASSO A PASSO

1. Reúna a turma e convide-a para realizar a atividade. Proponha aos alunos que façam uma reflexão de como foram os últimos anos, com ensino remoto emergencial e uma série de mudanças no país e no mundo. Peça que escrevam, com letra bastão e com a mesma cor de caneta (para aproximar as escritas de todos), angústias e dificuldades que eles tiveram nesse período.

2. Recolha os escritos e os classifique. Agrupe as informações em categorias, de acordo com o contexto delas: questões relativas à escola, à saúde (medo de contaminação, por exemplo), a perdas familiares e assim por diante.

3. Divida os alunos em grupos. Distribua os escritos de maneira que todos os grupos recebam uma angústia ou dificuldade relativa a cada uma das categorias.

4. Coloque-os para refletirem. Sugira que os grupos pensem, em conjunto, sobre quais conselhos dariam para a pessoa que escreveu aquela angústia/dificuldade. A ideia é oferecer uma oportunidade de acolhimento sem expor individualmente os alunos.

5. Promova um debate coletivo. Para finalizar, convide a turma a compartilhar os conselhos, garantindo que cada grupo apresente ao menos uma das propostas construídas por eles. Faça a mediação da conversa, apontando as similaridades de dores e angústias e ressaltando as sugestões de apoio. Um dos objetos é levá-los a refletirem: se eu sei que o outro tem dores parecidas com as minhas, por que não o trato como gostaria de ser tratado?

Confira mais sugestões de VOLTA ÀS AULAS - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!