domingo, 20 de novembro de 2022

Dica de Leitura: Nos olhos de quem vê & Religião, Laicidade e Democracia

 O blog “Atividades Itinerantes” participa do grupo “Influenciadores digitais – parceiros Paulinas” e este mês vem publicar a sugestão de leitura dos livros “Nos olhos de quem vê & Religião, Laicidade e Democracia”.


"Nos olhos de quem vê é uma aventura feita de enigmas e reviravoltas, contada de diferentes pontos de vista, em que nem tudo e nem todos são o que parecem. A trama começa quando Milena, uma garota que deseja ser jornalista, presencia a morte de um homem desconhecido em frente ao local onde estuda. Visando obter uma matéria de impacto, que prove seu valor à frente do jornal do colégio, ela decide, ao lado de alguns colegas, desvendar a morte do misterioso personagem. Quando as informações obtidas apontam para uma inesperada conexão com seu tio e um grupo de historiadores, Milena se vê além dos muros da escola, investigando o desaparecimento de um grupo de conspiradores, ocorrido há mais duzentos anos, em uma cidade do ciclo do ouro esquecida pelo tempo. Por meio de uma trama envolvente, que mescla fatos históricos e fictícios, é mostrado o quanto a preservação do passado permite a compreensão e visão crítica do presente. Além disso, cada capítulo é narrado a partir do olhar de um personagem, que dá sua versão e perspectiva dos fatos. Em um jogo quase caleidoscópico, o leitor acompanha diversos aspectos da personalidade de cada um dos adolescentes que, a partir de sua convivência, aprendem a se relacionar melhor e a conhecer mais sobre si mesmos".

🤓📖👉🏽 Agora uma dica de Mestre para os professores de Ensino Religioso:

O livro "Religião, Laicidade e Democracia" é resultado do que foi oferecido, refletido e produzido no 33º Congresso Internacional da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, realizado de modo remoto entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, em meio à Pandemia da Covid-19. Nesse espírito, o Congresso de 2021 se manteve de forma atenta às exigências atuais que nos chegam da sociedade e de temas envolventes de religião e teologia, sobretudo em questões que tocam a política e a democracia, os direitos humanos e sociais, o ir e vir das pessoas e questões antropológicas fundamentais, o agravamento de situações causadas pela pandemia, o papel das religiões e suas responsabilidades em meio a essas novas situações e para as implicações éticas e teológicas daquilo que produzimos.

Este livro quer ser honesto com o que foi produzido no Congresso e traz em seus textos a riqueza das conferências e reflexões apresentadas. Mas, mesmo na crítica e nos desafios dos cenários, queremos apontar para novos "cenários e perspectivas". É possível construir algo e avançar; a força do coletivo é mais forte e a semente da democracia e do direito nos faz buscar a justiça e o bem comum. É possível caminhar, precisamos uns dos outros, temos de andar juntos, avançar em projetos que nos façam garantir democracia e laicidade; e olhar para isso com atenção é um papel que deve ser assumido pelas religiões e pelas teologias que produzimos. O desejo é que este livro possa somar e se tornar um suporte para pesquisas e orientações, que ele seja uma contribuição válida e atual.

Um comentário:

  1. Sou Maria Geralda, professora de Ensino religioso e Arte. . Muito interessante os temas abordados nos livros. Com certeza vou adquirir. Obrigada.

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!