quinta-feira, 21 de maio de 2020

Ensino Religioso: Religiosidade e fé durante a pandemia - 6º ao 9º ano


Olá querido(a) aluno (a) !
Não precisa copiar o comando dos exercícios abaixo, vocês irão registrar no caderno somente as respostas dos exercícios. Não se esqueçam de colocar a data.

EXERCÍCIOS
1 - De acordo com os objetivos do Ensino Religioso, marque nas afirmativas VERDADEIRO OU FALSO:
(  ) O ensino religioso está mais ligado à princípios éticos de desenvolvimento da sociedade onde são ensinados princípios ligados à ética e a moralidade.
(   ) A religião é um sistema de crenças que formam uma doutrina baseada na fé dos seus membros. Esta deve ser tratada com proselitismo nas aulas de Ensino Religioso.
(   ) Não existe sociedade na história, em que não fosse encontrado algum tipo de religião. Podemos evidenciar a presença de alguns fatores básicos, ou seja, em todas religiões encontramos: Livro (ou escritos) sagrado; Rituais; Normas; Sacerdote; Promessa de recompensa (em vida ou após ela). O Ensino Religioso nos ajuda a compreender a influência das religiões na sociedade.
2 – A Constituição federal é a lei máxima do Brasil. O artigo 5º da Constituição Federal trata dos direitos e deveres individuais e coletivos dos cidadãos. Leia os incisos VI e VIII do artigo 5º:
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Os incisos VI e VIII referem-se à qual Direito à liberdade?
(A) Liberdade de pensamento
(B) Liberdade Religiosa
(C) Liberdade de expressão  
3 – Religiosidade é um termo abrangente usado para se referir aos numerosos aspectos da atividade religiosa, dedicação e crença. Escreva no caderno somente as palavras que formam esse conjunto conhecido por RELIGIOSIDADE:
DEVOÇÃO – MÍDIA – FÉ – CRENÇA – ACÚMULO DE RIQUEZA – FIDELIDADE - SANTIDADE
4 – Escreva uma palavra que se assemelha a palavra FÉ:
5 – Qual a sua fé? Em que você acredita? Como você está praticando a sua fé nesse período de quarentena?

5 comentários:

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!