sábado, 23 de maio de 2020

História: Conceito de civilização - 6º ano


CIVILIZAÇÃO

            Civilização  significa a existência de cidades. Significa a existência de uma organização política, isto é,  de governantes e de  um povo governado. Significa a existência de leis jurídicas: regras sociais de conduta que o governo ou povo considere necessárias.
            Provavelmente, civilização também significa que existem na sociedades projetos como os de construção de estradas , templos, portos,canais de irrigação etc... Significa algum tipo de exército ou força policial para proteger a sociedade. Significa formas de arte novas e variadas. E em geral, significa a existência de algum sistema de escrita e numeração.
            Civilizações são grupos que desenvolveram um modo de vida muito mais complexo do que os grupos do Neolítico. Nelas, há desigualdade social e o trabalho é dividido por funções ( agricultores/artesãos )  e não por sexo e idade. Além  disso possuem Estado organizado e uma forma de registro de suas atividades, que é a escrita.
            Essas primeiras civilizações ficavam em regiões de vales e planícies banhadas por grandes rios, localizando-se:
  • No Egito, ao longo do rio Nilo
  • Na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates
  • Na Índia, junto aos rios Indo e Ganges
  • Na China, nos vales dos rios amarelo e Azul
Viver nas margens desses grandes rios tinha vantagens: a Água Permitia a irrigação  e a fertilização do solo, possibilitando colheitas fartas. Era possível também reservar água para as épocas de seca. Mas havia problemas: às vezes grandes enchentes inundavam as aldeias e prejudicavam as plantações. Formavam-se regiões pantanosas, que precisavam ser drenadas, isto é, era necessário retirar o excesso de água do solo. Em muitas regiões, era preciso criar meios de levar a água até onde ela não chegava naturalmente.
      Os rios sempre foram um atrativo para os homens: eles fornecem transporte, alimentação, oferecem água para os animais e, uma vês por ano, na época das cheias, transbordam o seu leito e deixam, após voltarem ao seu curso normal, uma camada de terra fértil propícia ao cultivo de cereais, legumes e verduras. Especialmente em regiões desérticas, os rio são essenciais à vida humana. Ao longo dos rios era necessário organizar o trabalho de plantio e colheita, garantir o armazenamento e distribuição dos alimentos e, sobretudo providenciar a defesa contra outros povos que se sentiam atraídos pela vida no local. Essas razões foram mais que suficientes para explicar a origem dos grandes império do Egito, da Mesopotâmia ( quer dizer “região entre rios”, isto é, entre o Tigre e o Eufrates), da China ( nos rios Amarelo e Azul).
VALE FÉRTIL: Local na margens dos rios próprios para a lavoura.
SERVIDÃO: Forma de trabalho forçado, na qual a pessoa, servo, esta ligado a um senhor  do qual depende.
ESCRAVIDÃO: Condição de quem é escravo ou seja, daquele que é propriedade de alguém.

Um comentário:

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!