segunda-feira, 15 de junho de 2020

História e Ensino Religioso: Árabes e Islamismo 7º ano (interdisciplinaridade)

RESUMO DA MATÉRIA:
  • Diferença entre Árabes e Muçulmanos: Os Árabes são descendentes dos Semitas (povos da pré-história – Já nós somos descendentes dos hindus europeus, outra etnia. Há um mito que os Árabes vieram de Abraão, que tinha dois filhos, sendo Ismael fruto da relação com uma servente de seu pai, assim, os Árabes falam que são descendentes de Ismael. Isac fruto da relação de Abraão com sua legítima esposa Sara, sendo os Hebreus como seus descendentes). Já os muçulmanos é todo o indivíduo que pratica o Islã (O que nos faz perceber que nem todo Árabe é muçulmano então).
  • ISLAMISMO: É uma das mais importantes religiões mundiais (mais de 1 bilhão de adeptos) originária da Península da Arábia e baseada nos costumes de Maomé. É uma religião monoteísta, o local sagrado chama-se Mesquita, o líder é denominado por Imam e o livro sagrado islâmico é o Alcorão.
  • Os Árabes vivem por sua maioria na Península Arábica, região desértica. Viviam em semitribos sendo seminômades. (Ficavam em uma região, depois mudavam, podiam ser comerciantes e seguir com suas caravanas).



  • Os Árabes antes do Islamismo: Eram politeístas, praticavam sua crença em Meca que possuía uma Pedra Negra onde era venerada pelos adeptos (Escura devido os pecados das pessoas). Possuíam mais de 300 tribos que cultuavam um deus.   


  • Os Árabes depois do Islamismo: Nasce Maomé (570 a.C) e com 40 anos ele recebeu uma revelação do Anjo Gabriel (O anjo revelou que a crença em vários deuses era um ato equivocado). 
  • Maomé começa a perseguir e entrar em conflitos com as tribos árabes. (Os comerciantes preocupados com a ideia de Maomé, uma vez que os árabes visitavam Meca lhes proporcionando renda. Os comerciantes que a crença em um só único deus não atrairia adeptos, prejudicando o comércio).
  •  Devido aos conflitos, no ano 622 Maomé (42 anos) foge de Meca e vai para Medina, onde conseguiu aliança com alguns principais líderes. (Maomé não permitia nenhum politeísta passar por ali, fazendo ataques, uma vez que também era militar).
  • No ano 630, Maomé volta para Meca, (querendo quebrar todos os ídolos (deuses), estava rodeado por seus numerosos seguidores). Essa fuga é conhecida como por Hégira (ao qual inicia o calendário muçulmano). Maomé consegue então unificar os povos Árabes transformando-os em muçulmanos (submissos a um único deus).
  •  Maomé estabelece 5 pilares para se dizer muçulmano:
1º Acreditar em um único deus e que Maomé é o último profeta;
2º Fazer 5 orações todos os dias direcionados para Meca;
3º Fazer caridade;
4º No 9º mês do calendário muçulmano (que não é setembro) Ramadã eles precisam jejuar (por todo os mês). Jejum durante o dia sem comer e beber. (Alimentam só a noite).
5º Ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
  • (Importância de conhecer sobre os Árabes: devido a importância cultural dos árabes, trouxeram novas palavras, novos costumes, uma medicina totalmente rebuscada, eles intensificaram o feudalismo, eles unidos conseguiram se expandir por todo o norte da África e chegavam até a europa fazendo com que os francos resistissem expulsar os muçulmanos).  
  •  Os Árabes se destacaram: 
1º No campo da Química, os árabes se destacaram pela descoberta de ácidos e sais. 
2º Na Matemática, pelo desenvolvimento da Álgebra.
3º Na Física, por várias leis da Óptica.
4º Na medicina, descobriram a natureza contagiosa de algumas doenças, antídotos contra envenenamento, contribuíram também para o progresso científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!