segunda-feira, 29 de junho de 2020

PET 1 História SEMANA 2 - 7º ano


ATIVIDADE 1- Agora você já sabe que as origens do Estado Moderno se encontram no final da Idade Média. Leia o texto abaixo, que apresenta uma explicação para o termo “Estado”.

Depois observe a charge.
“Estado, entidade abstrata que comanda e organiza a vida em sociedade. [...] É bastante controverso tentarmos estabelecer uma definição geral para o Estado. Mas, podemos pelo menos definir algumas das funções do Estado nacional fixadas historicamente no Ocidente: cabe ao Estado o domínio da força e da repressão, a proteção do território e do povo, o estabelecimento da lei, a manutenção da infraestrutura da sociedade.” SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto,2005.p.118.
a) De acordo com o texto, quais são as principais funções do Estado? Cabe ao Estado o domínio da força e da repressão, a proteção do território e do povo, o estabelecimento da lei, a manutenção da infraestrutura da sociedade.”
b) Segundo a Constituição Brasileira de 1988, todo brasileiro tem direito a moradia, condição necessária para ele se desenvolver como cidadão. Analise a charge acima que critica o descumprimento desse direito social. Moradores de rua. Políticas públicas, desemprego, fome frio, higiene. Ironia de realidades.
c) O que você pensa sobre essa lei? Importante, mas que precisa ser colocada em prática, combatendo corrupção, plano de governo, etc.
d) Você concorda com a ideia de que o Estado brasileiro deva garantir moradia a todos os cidadãos? Com certeza. Os impostos são pagos para que o governo invista nas políticas públicas (educação, moradia, saúde, segurança, saneamento básico).
e) Você acredita que os Estados Nacionais que se formaram na Europa no final da Idade Média também tinham essa função social, voltada para a formação da cidadania? Não. O capitalismo se concentrava nas mãos dos poderosos, então não era uma prioridade para o rei olhar para o social.
f) Registre as suas opiniões no seu caderno de História para que o seu professor dialogue com você na volta das aulas. PESSOAL.

ATIVIDADE 2- Depois de ter visto o vídeo “Formação Dos Estados Nacionais Absolutismo e Mercantilismo: Estado e Nação - Conceito e Definição”, agora observe as imagens e responda o que se pede:
a) Quais são as características do Mercantilismo? 
Balança comercial favorável, Protecionismo, Pirataria, Colonialismo.
b) Quais eram os objetivos do Mercantilismo? Metalismo: Ter muito metal precioso – Fortalecimento do poder real.
c) Como você descreveria o Absolutismo Monárquico? Poder absoluto do rei.
d) Agora pesquise e desenhe a pirâmide da sociedade na Idade Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!