Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

ENSINO RELIGIOSO: Atividade sobre Textos sagrados escritos para 6º ano

Há formas diferentes de descrever como os textos sagrados foram redigidos. Para algumas tradições religiosas, são grafados a partir da inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao ser humano.

      Também há outra forma de um texto se tornar sagrado, após a morte de um líder. Podemos citar que os ensinamentos orais de Siddartha Gautama, o Buda, foram organizados e transformados em livros pelos seus discípulos. Os conteúdos encontrados no Tripitaka são variados e os capítulos podem ser lidos individualmente, como Sutras. Outro exemplo, pode ser o Profeta Maomé, que recebeu as revelações através do anjo Gabriel e as recitava, após a sua morte, foram compiladas no Alcorão.

(RESUMO POR: Prof. Douglas Mataveli A. Ferreira).

Fonte: Texto adaptado de SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ.

Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Superintendência de Educação. — Curitiba: SEED/PR., 2013.

ATIVIDADES:

1)          O texto apresenta ao menos três formas como os textos sagrados foram redigidos. Descreva que formas são essas.

2)          Qual é o nome do líder religioso conhecido como Buda?

3)          Os ensinamentos de Maomé deram origem a qual livro religioso?

Exemplos de textos sagrados

A Torá — Judaísmo

A Torá é composta de cinco livros, que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, conhecidos também como cinco livros de Moisés ou Pentateuco. “Eles incluem os relatos bíblicos da origem do mundo, dos ancestrais de Israel, da escravização dos israelitas no Egito e da sua libertação, do recebimento dos mandamentos de Deus no Monte Sinai e da peregrinação dos israelitas pelo deserto antes de sua entrada na terra prometida”. (COOGAN, 2007, p. 30).

Bíblia — Cristianismo

Bíblia é o texto sagrado para o cristianismo, e significa “livros”. A Bíblia não é um único livro e sim uma coletânea de 73 livros para os católicos e ortodoxos e 66 livros para os evangélicos ou protestantes. A Bíblia possui um grande valor espiritual e religioso para todo cristão.

Hinduísmo — Vedas

Os mais antigos textos do hinduísmo foram escritos entre 1500 e 1000 a.C. na Índia. Grandes ações dos textos épicos, como as guerras do Mahabharata, também se passaram no país, na atual fronteira com o Paquistão.

Rastafári — Kebra Negast

Escrito por volta do século XIII, o livro sagrado da religião Rastafári, conta a história da origem da dinastia dos imperadores da Etiópia, descendentes do rei Salomão.

Islamismo — Alcorão

Livro escrito entre os anos de 610 e 633 pelo profeta Mohammad, que recebeu revelações divinas. O alcorão descreve as origens do universo, do ser humano e estabelece como devem ser as relações entre as pessoas e entre elas e o Criador.

ATIVIDADE:

Preencha a tabela abaixo com o nome dos textos sagrados das religiões apresentadas.

Siga nosso Instagram: @blog_atividades_itinerantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!