sábado, 1 de janeiro de 2022

Quais são as características que os professores do século XXI devem ter?

Os países que atingem a excelência educacional são os mesmos que valorizam seus professores. Quais são as características que os professores do século XXI devem ter?
1 - Ter boa formação, busca constante de aprimoramento: deveria ser uma prioridade dos governantes e gestores de escolas públicas e privadas ofertar aos propagadores do conhecimento (professor) oportunidades de formação continuada de QUALIDADE, não aquelas palestras motivacionais que são totalmente contrárias à realidade da educação deste país. A internet possui um oceano de textos, blogs, documentários, lives, que por sua vez, tornam-se recursos que precisamos valorizar, acessar e compartilhar. Aos gestores públicos e privados, ouçam mais os docentes, sejam democráticos, só sabe da realidade educacional àqueles que estão no dia a dia vivenciando os desafios de lecionar. #FicaaDica
2 - Usar novas tecnologias como ferramenta para dar melhores aulas: sabe-se que a tecnologia veio para agregar o ensino do século XXI, mas pelo descaso que a educação enfrenta, tecnologia, tornou-se um oásis no deserto. O conselho é pararmos de proibir o uso de aparelhos celulares em sala de aula. Proibi-lo em pleno século XXI, tornará uma briga sem fim, então “se não podes com eles, junte-se a eles”, chegou a vez de mostrar aos discentes que o uso do celular em sala de aula será direcionado pelo professor, que em sala de aula o aparelho será uma ferramenta de estudo, que poderão pesquisar significados de palavras, usar calculadora, enfim, usarão todos os recursos a favor da aprendizagem. As escolas sem acesso à tecnologia precisarão medir esforços junto à comunidade escolar para reverter a realidade ultrapassada. Juntos poderão cobrar laboratório de informática, Smart Tv, rádio escola, etc. Inadmissível escola do século XXI fazendo uso ainda do mimeógrafo, quadro e giz, retroprojetor, etc.   
3 - Atualizar-se nas didáticas: ler e buscar saber de tudo um pouco do que acontece na educação independente da área de atuação. A educação é um time formado por professores que precisam conhecer profundamente o campo em que estão jogando. Acreditem, mas há professores que ainda não conhecem a BNCC, há gestores que se referem ao ENSINO RELIGIOSO como EDUCAÇÃO RELIGIOSA e por aí vai. Nos intervalos, busquem por livros de formação na biblioteca escolar, reúna individualmente com a coordenação pedagógica para debater atualidades e novas estratégias de ensino. Fuja da zona de conforto.
4 - Saber trabalhar em equipe: consciência de classe é fortalecedor, talvez tudo seria conquistado se de fato existisse esta consciência entre docentes. Reclama-se tanto, mas falta iniciativa e ética para a existência desse elo. O trabalhar em equipe é entender que estamos no mesmo barco, com mesmos objetivos; é compartilhar, apoiar, analisar junto, lutar junto, abraçar o bem coletivo, conquistar em comum. A equipe precisa vibrar junto e com alegria e nos casos das falhas, precisam de reparos nos bastidores, feitos com discrição. Importante lembrar que o SUCESSO é mérito coletivo e o fracasso também. 
5 - Planejar e avaliar sempre: é importante não desanimar com os erros, o ano letivo é extremamente construtivista e progressivo. É necessário sempre analisar as práticas, modificar o que fizer necessário, manter o que agrega e até melhorar o que já é bom.
6 - Ter atitudes profissionais: ética é a grande parceira nesta característica. O agir profissional é se manter atento às demandas, cumprir com responsabilidade o ofício, preocupar-se com o exemplo (se exijo, preciso ser exemplo), isso é transmitir credibilidade profissional. Agir profissionalmente é ser parceiro e nunca julgar ou menosprezar o colega de trabalho, ser EQUIPE. O profissional zela pelo nome da instituição, difama-la é se incluir; pura ignorância. É preciso separar amizades do profissionalismo, a imparcialidade é um ingrediente necessário e em casos de dificuldades, é importante buscar uma ajuda profissional, afinal, escolhemos estar onde estamos, sendo assim, precisamos ser nossa melhor versão profissional.

Gostou da publicação? Então compartilhe com mais professores! Partilhar coisas boas deve ser uma meta da nossa classe na EDUCAÇÃO.

Siga nosso Instagram: @blog_atividades_itinerantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!