sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Gabarito das Avaliações Diagnósticas de Ensino Religioso (online)

 

(6º ANO)

QUESTÃO 1 - Os povos fazem religião, cada um à sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro. Sendo assim, marque a alternativa que expressa às duas formas mais comuns de transmissão das histórias sagradas.

Resposta: Oralidade e escrita

QUESTÃO 2 - Associe as religiões citadas abaixo com os seguintes textos sagrados: TORÁ, BÍBLIA, VEDAS, TRIPITAKA, ALCORÃO, KEBRA NEGAST. 

Resposta: Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Rastafarismo

QUESTÃO 3 - Quando as pessoas conversam, trocam ideias, sentimentos, acontece o diálogo. Atualmente a INTERNET é o meio mais moderno que as pessoas usam para dialogar. Termos como live, chat, vídeo chamada, etc estão bastantes conhecidos. Na charge abaixo o autor faz uma crítica social. Qual é?

Resposta: Desigualdade social provocada pela falta de acesso a internet no Brasil.

QUESTÃO 4 - A narrativa mítica é um gênero textual que destaca fatos heroicos de deuses e semideuses geralmente relacionados aos mitos de um povo, cuja intenção é explicar origens e fatos a partir da imaginação. No Brasil qual etnia faz uso da narrativa sagrada mítica em suas comunidades?

Resposta: Povos indígenas

QUESTÃO 5 - Siga as 3 pistas e marque a alternativa correspondente: 1ª PISTA: É uma religião / 2ª PISTA: Entre as religiões Cristianismo e Islamismo ela é considerada a mais antiga / 3ª PISTA: O animal sagrado para os seguidores dessa religião é a vaca. Qual é a religião?

Resposta: Hinduísmo

(7º ano) 

QUESTÃO 1 - A sociedade possui valores e costumes que estão profundamente relacionados, mas não significam a mesma coisa. Enquanto um representa o modo de agir com base em princípios e valores, o outro diz respeito a um conjunto de normas e regras próprias de um grupo. Esses valores e costumes são chamados de: 

Resposta: Ética e Moral

QUESTÃO 2 - Vivemos num país laico, isto é, moramos num país onde é livre toda manifestação religiosa. O anúncio abaixo conscientiza a sociedade que:

Resposta: É crime a prática de intolerância religiosa no Brasil

QUESTÃO 3 - O que é diálogo inter-religioso? 

Resposta: O diálogo inter-religioso é um intercâmbio entre as diversas religiões existentes no mundo. Pode-se compreender que este é a instauração de uma comunicação entre fiéis de várias correntes religiosas com a finalidade de partilhar a vida, os conhecimentos, as experiências de fé e religiosidade.

QUESTÃO 4 - É função do líder religioso: 

Resposta: O líder religioso tem a função de preservar e de transmitir os princípios religiosos, ele é o responsável por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e difundida, sem traí-la nas suas originalidades.

QUESTÃO 5 - São líderes religiosos, exceto: 

Resposta: Joaquim José da Silva Xavier

(8º ano)

QUESTÃO 1 - "Ser altruísta significa ajudar os outros sem esperar nada em troca". Essa afirmativa é um exemplo de:

Resposta: Ética

QUESTÃO 2 - "A justiça é uma virtude que afirma que cada pessoa deve receber o que merece". Essa afirmativa é um exemplo de: 

Resposta: Moralidade

QUESTÃO 3 - Marque a alternativa que melhor se relaciona com o contexto da tirinha abaixo: 


Resposta: Percebe-se uma abordagem das crenças pessoais. Crença é a forma como cada ser enxerga o mundo, onde é projetada a imagem do que cada um acredita e que, a partir desse momento, se torna verdade única.

QUESTÃO 4 - Em qual das religiões descritas nas alternativas que o código ético baseia-se no carma (lei de causa e efeito relacionada à humanidade, coletivamente) e no darma (caminho moral correto que cada pessoa deve seguir). Assim, o que uma pessoa fizer de bom ou de mau refletirá diretamente na forma como ela viverá na próxima encarnação.

Resposta: Hinduísmo

QUESTÃO 5 - Qual religião foi a oficial do Brasil, por força de lei, até a proclamação da República, em 1889?

Resposta: Cristianismo católico

(9º ano)
QUESTÃO 1 - Leia o texto abaixo sobre a Constituição Federal e responda: Os incisos VI e VIII referem-se à qual Direito?

Resposta: Liberdade Religiosa

QUESTÃO 2 - Qual das alternativas abaixo representa um conjunto de conhecimentos que são extraídos da investigação do comportamento humano, ao tentar explicar as regras morais de uma forma racional e científica. O outro representa um conjunto de regras que são aplicadas ao cotidiano. Marque a alternativa correspondente.

Resposta: Ética e Moral

QUESTÃO 3 - Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Sobre a ética nas religiões é correto afirmar:

Resposta: É dever das religiões contribuir com o processo civilizatório da humanidade por meio de seus ensinamentos e princípios éticos.

QUESTÃO 4 – Observe a imagem abaixo: Como resposta ao ciclo de violência em algumas regiões de Jerusalém, o artista polonês Piotr Mlodozeniec criou uma marca em que a palavra Coexist foi reproduzida usando símbolos de diversas religiões, com o crescente islâmico como o C, a estrela de Davi, do judaísmo, como o X, e a cruz do cristianismo como o T. Coexistir ou coexistência, nesse caso, sugere:
Resposta: Ideia de convivência pacífica entre as religiões, convivência que pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos de outros credos sem o abandono ou sincretismo dos mesmos.

QUESTÃO 5 - A ressurreição é a restauração da vida a quem estava morto, pelo poder de Deus. Todas as religiões abaixo acreditam em ressurreição, exceto:

Resposta: Umbanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!