quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Dicas volta às aulas


Dicas para volta às aulas 
1 – Voltem aos poucos para a rotina
Para os pais que terão seu(sua) filho(a) pela primeira vez na escola, comecem a falar com encantamento, dizendo que na escola ele(a) aprenderá muitas coisas legais, terá acesso a muitas brincadeiras, fará lanches gostosos e que a professora será a pessoa mais legal que ele vai conhecer. Assim, vão estimulando a curiosidade do(a) pequeno(a) e despertando seu interesse. Quem tem filho(a) que já frequentou a escola no ano anterior, comecem a orientá-lo a dormirem mais cedo, solicite que pensem ou façam uma listinha dos materiais escolares. Estimule a pensar o que gostaria de aprender este ano e o que gostaria de fazer de diferente se comparando ao ano passado.

2 – Organize juntos o material
Talvez seja desafiador levar o filho junto para comprar os materiais, pois correrá o risco do filho escolher aquele material que fugirá do orçamento (risos). Por isso, na dica anterior sugeri solicita-lo a escrever uma listinha do que ele gostaria de ter (além de estimular a escrita). No retorno das compras, junto com o filho etiquete os materiais com o nome e ano de escolaridade, divida os cadernos por conteúdo, organize os lápis, borracha, régua, etc. Façam juntos, se possível, deixe o próprio filho escrever as informações pessoais nas etiquetas.

3 – Definam juntos uma rotina de horários
Começa a definir o horário de dormir. O dormir bem estimula no ótimo desempenho da aprendizagem. Defina também os horários para realização de deveres de casa, estudos contínuos no extra turno. “Combinado não sai caro”. 
  
4 – Não demonstre insegurança ao deixar a criança na escola
Conheça a escola antes. Agende com a direção uma visita para conhecer a estrutura física, a proposta pedagógica, a professora. Não deixe isso para o primeiro dia de aula, nesse dia você deixará seu filho nas dependências da escola, transmitindo-lhe segurança, tranquilidade e ao abraça-lo diga uma mensagem motivadora (Bons estudos, preste atenção nas aulas, divirta-se).

5 – Estimule o contato com os velhos e novos amigos
Diga com entusiasmo ao filho que a escola é um ambiente para rever pessoas queridas, amigos e local de fazer novas amizades. Fica ainda mais divertido estudar, adquirir conhecimento ao lado de quem gostados e admiramos.
 
“O blog Atividades Itinerantes deseja a todos uma excelente volta às aulas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!