segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

HISTÓRIA: Início da Idade Média (Resumo com atividade)

 RESUMO:

  •  A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.
  •  Com a crise do Império Romano do Ocidente, o crescimento da religião cristã e a adoção do cristianismo como religião oficial do Império, práticas consideradas pagãs foram oficialmente proibidas no mundo romano, como os jogos olímpicos, adotados pelos romanos após a conquista da Grécia, que consistiam em disputas esportivas em homenagem aos deuses. Esse politeísmo era malvisto pelos monoteístas cristãos, que tinham sido vítimas por serem considerados uma ameaça ao poder político romano clássico.
  •  A difusão do cristianismo no Império Romano e sua adoção como religião do Estado foram duas das muitas transformações experimentadas pela sociedade romana a partir do século III d.C. Essas transformações, catalisadas pelo contato entre a cultura latina e aquela introduzida pelos povos germânicos que progressivamente ocuparam os territórios do Império, erodiram as bases sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade romana, ou seja, produziram uma nova sociedade bastante diferente.

Responda:
1. Quem eram os Bárbaros? R= Para os Romanos eram estrangeiros.
2. Quando e como ocorreu a queda do Império Romano? R= Aconteceu em 476 d.C, com a derrubada do Imperador Rômulo Augusto e o motivo foi crise econômica e políticas e invasões bárbaras.
3. Qual período da história surge após a queda do Império Romano? R= Idade Média
4. O que foi o feudalismo? R= Foi um sistema socioeconômico, baseado no regime da servidão, onde o trabalhador rural era servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.

ATIVIDADE QUE PODE SER PASSADA NO QUADRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!