segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dicas para receber alunos da Educação Infantil

Ansiedade, curiosidade e excitação em variadas expressões. Esse é um resumo do que o professor vai encontrar no espírito dos pequenos alunos que ingressam na educação infantil.

Abaixo, algumas dicas essenciais para recebê-los bem:


- Ter consciência sobre o tempo individual de adaptação e sobre a necessidade de confiança da criança para se lançar em interação com o novo ambiente. Atitudes rígidas quanto ao tempo de adaptação produzem tensão nos pais e alunos. O professor apressado e ansioso é um estímulo negativo no processo de adaptação e na aprendizagem, pois inibirá a espontaneidade e a autonomia da criança.


- Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais.
- Saber que a adaptação deve funcionar como um convite e não uma imposição. O professor pode ser pensado como um anfitrião gentil, atencioso e muito atento aos seus convidados de honra.

- Mostrar disponibilidade e muita flexibilidade para receber as várias expressões de ansiedade, curiosidade e excitação das crianças.

- Ter organização e planejamento. Com horários e atividades previamente pensadas, o professor pode lidar com os interesses de seus alunos e com a dispersão natural dos primeiros dias ou semanas de aula.

- Ser responsável e envolvido em suas tarefas profissionais. O educador com essas características terá maior capacidade para empatia e será mais criativo em sua abordagem pedagógica, independentemente do método de ensino adotado pela escola.

- Saber que não basta gostar de crianças para estar no papel de educador. É necessário ter interesse em pensar a educação. É preciso saber brincar e saber observar a brincadeira de alunos, saber escutá-los, enxergar seus limites e potenciais.

- Procurar conhecer o universo de vivências e experiências anteriores da criança, valorizando-as e fazendo-as significativas dentro das novas possibilidades que se abrem.

- Descobrir possibilidades e oportunidades novas é a intenção do primeiro contato do ano letivo, seja a primeira experiência ou não das crianças. E cada ano deve ser vislumbrado cheio de novas possibilidades de vivência e conhecimento.

- Demonstrar à criança que ela pode contar com aquele adulto para lhe dar segurança diante das novas experiências, sejam pedagógicas ou de relação interpessoal.


Fonte:http://noticias.terra.com.br/

6 comentários:

  1. Olá meu amigo, seu blog está lindo!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claúdia, que bom que gostou, eu não tenho jeito mesmo, a medida que tomo habilidade com este meio de comunicação mas eu gosto de abusar rsrsrsr.

      Excluir
  2. Oi, Jonathan, muito boas suas dicas. São informações importante para educação infantil. Você sempre ajudando com informações preciosa. Parabéns. Ótima semana. Beijos grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Smareis, sempre procuro buscar e oferecer algo útil para meus leitores, bom que você gostou. Bjo grande pra vc, volte sempre.

      Excluir
  3. Oii Jonathan!!! Vim agradecer de coração, a força , as dicas, a incentivação na realização do meu sorteio. A sua força foi muito importante, ela que me encorajou a acreditar, e a realizá-lo. Você é um amigo muito especial. Beijos no coração e uma linda semana. Ahh!!! Parabéns pela riqueza das postagens, são muito úteis ao dia-a-dia de todos nós professores. Beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Jonathan adorei o seu blog! Beijos professora Ruth. De Paulo Afonso Bahia

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!