sábado, 20 de junho de 2020

História: Revisão sobre a Grécia para 6º ano (com gabarito)

1.       Quais eram os períodos que dividiam a história da Grécia Antiga?
Períodos: Pré-Homérico (civilizações Cretense e Creto-Micênica), Homérico (formação e desintegração dos genos), Arcaico (formação das póleis), Clássico (Esparta e Atenas) e Helenístico (expansão dos macedônicos).

2.       Quais os povos formadores da Grécia Antiga?
Aqueus, jônios, eólios e dórios.

3.       Qual a importância de Homero para o estudo da Grécia Antiga? Quais as suas principais obras e sobre que assunto elas tratam?
Homero foi um grande poeta grego e suas obras são as principais fontes para estudarmos essa civilização. As principais obras de Homero são Ilíada, que trata da guerra de Tróia e Odisseia, que trata das aventuras de Odisseo.

4.       O que une os gregos?
O que une os gregos é a língua (todos falavam o grego) e a religião.

5.       O era uma pólis?
Pólis é uma cidade-Estado grega, que tinham como principal característica a autonomia, possuíam seu próprio governo, leis e moedas.

6.       Quais eram as divisões de uma pólis?
Acrópole, ágora, campo e porto.

7.       Quais eram os principais regimes políticos existentes nas póleis?
Monarquia (governo de um rei), Oligarquia (governo de poucos), Democracia (governo do povo, participação dos cidadãos) e Tirania (governo de um único homem, autoritarismo).

8.       Explique a sociedade espartana.
A sociedade espartana é marcada pelo militarismo e os grupos sociais eram os espartanos, os periecos e os hilotas. A sociedade ateniense valorizava o estudo filosófico e cultural e os principais grupos sociais eram os eupátridas, os georgóis, os demiurgos, os metecos e os escravos.

9.       Compare a organização econômica de Esparta e Atenas.
A principal atividade econômica em Esparta era a agricultura, principalmente o cultivo do trigo. A principal atividade econômica em Atenas era o comércio marítimo. Isso aconteceu porque Atenas era formada por baías e golfos, o que incentivou a construção de portos, facilitando o desenvolvimento do comércio marítimo.

10.   Compare a situação das mulheres em Esparta e Atenas. E a situação das mulheres na sociedade Cretense?
As mulheres em Esparta recebiam um intenso treinamento militar e psicológico, pois seriam as responsáveis por gerar filhos saudáveis, guerreiros espartanos. Tinham mais liberdade que as outras mulheres da Grécia Antiga, pois podiam participar das reuniões publicas e ao lado dos seus maridos administravam o patrimônio de sua família. As mulheres atenienses tinham a função de ficar em casa cuidando dos deveres domésticos e da criação de seus filhos.
As mulheres na sociedade Cretense ocupavam um importante papel social: eram caçadoras, fiandeiras e sacerdotisas.

11.   Compare a organização política de Esparta e Atenas.
A organização política em Esparta era a Oligarquia, poder dos poucos espartanos que possuíam terras. A organização política em Atenas teve variações, inicialmente era uma monarquia, passando para uma oligarquia e por último a criação da democracia (o maior legado da Grécia Antiga).

12.   Em que pólis nasce a democracia e quem a criou?
A democracia nasceu em Atenas e seu criador foi Clístenes.

13. Explique a democracia ateniense.
 A democracia ateniense foi criada por Clístenes e a participação política era aberta a todos os cidadãos. Entretanto, essa participação não era tão ampla devido à restrição da participação de escravos, estrangeiros e mulheres.

14.   Compare a democracia ateniense com a democracia atual.
A democracia ateniense era direta e os cidadãos eram a minoria da população. A democracia contemporânea é representativa, mas os cidadãos são a maioria da população.

15.   Compare a cidadania em Esparta e em Atenas.
O cidadão em Esparta eram os espartanos acima de 30 anos. Em Atenas, os cidadãos eram os homens, acima de 18 anos, com pais atenienses e nascidos em Atenas.

16.   Quais as principais características da religião grega?
Politeísmo antropomórfico.

17.   O que eram as olimpíadas na Grécia Antiga?
Eram jogos esportivos dedicados a Zeus na pólis de Olímpia. Ocorria de 4 em 4 anos e no período dos jogos havia paz entre as pólis.

18.   O que era um oráculo?
Eram locais que as pessoas buscavam respostas dos deuses.

19.   Quais povos deram origem a civilização creto-micênica?
Aqueus, jônios e eólios.

20.   O que eram as comunidades gentílicas ou genos?

 O período Homérico tem início com a invasão dos dórios. Grande parte dos povos micênicos (aqueus, jônios e eólios) fugiu para as áreas rurais para se proteger dos dórios, se deslocando para as ilhas no mediterrâneo, principalmente na Ásia Menor. Formaram assim as comunidades gentílicas, ou genos, que eram comunidades agrícolas comandada por um chefe, o basileu. Os genos tinham como atividades a agricultura de subsistência e a pecuária. Tudo era dividido com toda a comunidade, pois a terra era coletiva.

6 comentários:

  1. Adorei!!! Ajudou muito a minha filha

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada, seria possível enviar em pdf por favor, e-mail: cleidemaranhao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá aqui a professora Cleide de São Paulo. Amei o conteúdo, seria possível enviar em pdf no email: cleidemaranhao@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa ideia!!! Adorei!

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!