domingo, 30 de agosto de 2020

Ensino Religioso: PROJETO “MEU INESQUECÍVEL 9º ANO”

Justificativa

Ainda hoje, em pleno século 21, a realidade da educação no Brasil é marcada pela falta de entusiasmo dos estudantes para assistir à aula, para estudar, ter objetivos e encontrar sentido no aprendizado. No entanto, todos sabemos que, sem motivação, o aluno não consegue adquirir um bom método de estudo. A motivação nasce da necessidade de conhecer a realidade e enriquecer os conhecimentos, para “dar o impulso interno à ação”. Quando o aluno está motivado, ele percebe a ligação e o sentido entre o que estuda e seus sonhos, sua autorrealização. Ele consegue dar um significado ao ensino e fazer a ponte entre o que aprende e a sua vida. Porém não se trata de uma tarefa simples e fácil: para desenvolver esse entendimento, o papel do professor é essencial. É ele que, com sua função importante e delicada, cuida não só do conteúdo e das matérias, mas, principalmente, do preparo dos educandos para que entendam e construam essa ponte entre a escola, o conhecimento e a realização dos objetivos. Partindo desses princípios, surgiu a iniciativa de propor aos alunos dos 9ºs anos o referido projeto que visa estimular os discentes, dinamizar as aulas, ofertar intervenção pedagógica, aliar teoria e prática com aulas de campo e colocar os discentes como parte primordial nos trabalhos ofertados durante o ano letivo.

Objetivo Geral

A “motivação” é a chave que conduz o aluno ao sucesso, é a força para resistir o esforço exigido nos estudos e canalizar a atenção em direção ao objetivo.

Desenvolvimento

Þ     Cultura: Exposições culturais na escola (festa junina, diversidade cultura, diversidade religiosa, datas comemorativas, entre outros);

Þ     Filmes: Extraordinário (Respeito, coragem, inclusão, amor ao próximo, etc), A Corrente do Bem (Princípios de bondade e o reflexo social), Desafiando Gigantes (Inspira a equipe a usar a fé para vencer obstáculos), Prova de Fogo (Família).

Þ     Excursões: Parque Guanabara, Brazilian Football Museum (Museu Mineirão), Cinema Sete Lagoas.

Þ     Aula da Saudade: Apresentações e confraternização dos discentes dos 9ºs anos.

Þ     Palestras/Debates: Políticas públicas, valorização da vida, bullying, etc; (Realização em locais diversificados);

Þ     Ações Sociais: Ajudar instituições carentes;

Þ     Dinâmicas de grupo: Pagar prendas (resgatando cultura e respeito a diversidade), gincana do conhecimento, etc. 

  Duração

ü  Abril a dezembro;

Componente Curricular:

ü  Ensino Religioso.

Estratégias e recursos

ü  Aula interativa e expositiva;

ü  Aula colaborativa e cooperativa;

ü  Uso da Sala de Vídeo;

ü  Cartolinas, entre outros; 

Público alvo

ü  Turmas dos 9ºs ano;

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas e das atividades propostas o envolvimento dos discentes quanto ao trabalho em equipe.

Culminância

            Finalizaremos o projeto com a aula da saudade, dia em que todos os momentos registrados serão apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!