segunda-feira, 30 de maio de 2011

Paraopeba 99 anos




HISTÓRIA DA CIDADE



Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na linguagem sertaneja significa cerrado.
Tabuleiro Grande foi elevado à freguesia pela Provincial nº 164 de 9 de março de 1840 e confirmado pela Lei Estadual nº 2 de 14 de novembro de 1891, subordinado o arraial, até então, ao município de Curvelo.
No dia 24 de novembro de 1840, por força da lei nº 1.395 foi transferido para o município de Sete Lagoas.
Durante 45 anos, Tabuleiro Grande pertenceu a Sete Lagoas, até desmembrar-se, elevando-se à categoria de município, por meio da Lei nº 566, de 30 de agosto de 1911. Sua instalação solene deu-se a 1º de junho de 1912, passando a denominar-se Vila Paraopeba. A partir de 1931 recebeu o nome definitivo de Paraopeba.
Paraopeba, palavra de origem indígena (da língua tupi-guarani), que significa “Rio do Peixe Chato”
A escolha do nome Paraopeba foi por causa do rio Paraopeba que, naquela época, livre de qualquer poluição, era fonte de manutenção dos habitantes, que se beneficiavam da pesca, do garimpo e ainda da lavoura, nas regiões mais ribeirinhas.
Pela divisão administrativa de 1911, o município, apresentava-se com os distritos da sede, Cordisburgo e Araçaí. Por força do Decreto Lei Estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938 criou-se com território do distrito de Cordisburgo, o município deste nome, passando Paraopeba a constituir-se apenas de dois distritos: o da sede e o de Araçaí. Pelo Decreto-Lei estadual nº 6 de 25 de julho de 1940, que delimitou os perímetros urbano e suburbano da sede, a localidade do Cedro, que até então era considerada zona rural, passou a integrar a zona suburbana da cidade.
A Lei Estadual nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953 criou o município de Caetanópolis com o território desmembrado de Paraopeba.
Desde de 1912, quando de sua emancipação, a cidade contou com 23 prefeitos, sendo que destes, 04 ocuparam o cargo por 2 mandatos, ressalte-se que de 1912 a 1927 os prefeitos eram denominados Agentes Executivos. Então comemoramos o aniversário do nosso município  no dia 1º de junho. 

HABITANTES

Atualmente nossa cidade é habitada por 23.000 pessoas (aproximadamente).

VEREADORES:

Segue a lista de vereadores:
1 - Carlos Roberto Silveira (Presidente da Câmera Municipal) "O presidente da câmara é eleito pelos vereadores."
2- Aroldo da Costa Melo
3 - Elcio Luiz E. de Castro
4- Lucídio Iustáquio Pio
5- Nelson Leonardo Lima (faleceu) Nataniel Henrique de Almeida Gomes
6- Roberto de Jesus Viana
7- Ronaldo de Freitas Ribeiro
8- Wander Geraldo Correa
9- Willian Alvares Figueiredo

ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL:
Prefeito Marcelo Carvalho da Silva
Vice Prefeito Sérgio Moreira

BANDEIRA DE PARAOPEBA:


A primeira visão nos sugere uma carta de leão em fundo azul, da cor dos nossos dias. A cabeça do leão é uma fortaleza em forma de coroa, sugerindo que Paraopeba está protegida dos males que tanto afeta a humanidade e de onde brota pensamentos férteis.
O escudo dividido ao meio pelo Rio Paraopeba em cor azul horizontal é também dividido ao meio por uma linha vertical, distinguindo quatro campos. No campo superior esquerdo em fundo vermelho, que significa fé, coragem e trabalho, estão a cruz a coroa e uma cabana, significando Deus, Pátria e Família, elementos essenciais a nossa vivência.
No canto superior direito em verde, representando a lavoura, está colocada uma enxada, uma espiga de milho, a cana e outras culturas. No campo inferior esquerdo, também em verde, representa a pecuária e indústria têxtil, o boi e o fuso.
No campo inferior direito em vermelho, está a cornucópia (um vaso de chifre), onde se guarda o resultado do trabalho, obtido com fé, coragem e amor, produzindo também a alegria e a satisfação do dever cumprido.
E para reforçar tudo que foi sugerido acima, lemos em latim uma faixa cuja tradução poderia ser entendida assim: COM FÉ, AMOR E TRABALHO, ASSIM SE VENCE.

ESCOLAS:




- Escola Municipal “Recanto Feliz" – Pré-Escolar a 5° ano
- Escola Municipal “José Lucas de Figueiredo” – Pré-Escolar a 9° ano
- Escola Municipal “Sabino de Paula Freitas” – 1° ano ao 5° ano
- Escola Municipal “Américo Vaz da Silva” – 1° ano ao 9° ano e EJA
- Escola Municipal “Dr. Teófilo Nascimento” – Pré-Escolar ao 9° ano
- Escola Municipal “Pe. Augusto Horta” – Pré-Escolar ao 5° ano
- Escola Municipal “Amador Nascimento Horta” – Pré-Escolar ao 5° ano
- Centro de Educação Infantil Municipal “Elza Moreira Lopes”
- Centro de Educação Infantil Municipal “Ana Maria M. de Figueiredo Martins”
- Escola Estadual "Joaquina Candida Moreira" - Pré-Escolar a 5º ano
- Escola Estadual "Conselheiro Afonso Pena" - Pré -Escolar aao 9º ano, Ensino Médio e EJA
- Escola Estadual "Padre Augusto Horta" - 6º ano ao 9º ano, Ensino Médio e EJA
- Escola Estadual "Aganaldo Edmundo e Silva" - Pré - Escolar ao 9º ano
- Centro Educacional "Castelinho Encantado"
- Colégio Nossa Senhora do Carmo 
- Associação Beneficente "Paulo de Tarso"
  

Um comentário:

  1. Olá Jonathan!Estava procurando por novos blogs e encontrei o seu... Parabéns pelos posts e iniciativas!
    Faça-me uma visitinha tb no Blog Catequese Kids!Será muito bem-vindo!
    A paz de Cristo!
    Layse

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!