domingo, 9 de outubro de 2011

OUTUBRO DAS MISSÕES



A missão é um assunto muito presente na Igreja pós-conciliar. O decreto Ad Gentes do Concílio Vaticano II - sobre a atividade missionária da Igreja - afirma que “a Igreja peregrina é por sua natureza missionária”. Essa declaração foi uma motivação muito forte para o aprofundamento dos conceitos de missão, missionariedade e missionário, presentes constantemente nos projetos pastorais do nosso tempo.

Outrora a missão era entendida como a atividade da Igreja entre pagãos, trazendo mais ovelhas para o rebanho do Bom Pastor. Tal idéia evoluiu para o ensinamento de que tudo é missão na vida humana.  Essa abertura conceitual valoriza a ação do ser humano como protagonista do reino de Deus, revelando que missão não é apenas um tipo de atividade eclesial. Para o Cristão adulto e consciente, a missão não se limita a tarefas da Igreja. Tudo o que ele faz tem uma dimensão missionária, ao desempenhar tanto deveres nitidamente religiosos como qualquer em cargo decorrente da sua condição de pessoa. Todo ser humano é missionário quando cumpre qualquer obrigação com a consciência de que está agindo para a maior glória de Deus, para o bem de todas as pessoas e para a construção de uma história concorde com os padrões da cidadania e conforme os postulados do evangelho.

Neste princípio de século tão confuso e de tantas incoerências, o cristão é fortemente convocado à missão. Apenas ele, luz do mundo, consegue projetar alguma claridade que ajude o outro a definir-se diante das encruzilhadas e encontrar o caminho certo. Somente ele, sal da terra, para impedir que os valores humanos não se destruam numa sociedade injusta, permissiva, consumista e indiferente ao Deus nela presente. Sem dúvida, o esquecimento da missão está contribuindo muito para as ameaças que pesam sobre a humanidade, afastando para um futuro distante o tempo da libertação  e da graça, o dia da justiça e da convivência fraterna.

Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

3 comentários:

  1. Oi,Jonathan! Seu blog é muito bonito e alegre. Eu sou Gabriel, filho da Angela , do blog "Nos Passos de Jesus". Eu gostei muito daqui e estou seguindo. Queria que visitasse meu bloguinho também. Quem me ajuda a fazer é minha irmã Joana, de 12 anos e minha mãe, porque eu ainda sou um pouco pequeno, tenho 7 anos. Mas eu dou ideias, ajudo a escolher as postagens e tudo mais. Acho que você vai gostar.
    Que Deus te abençoe!
    Abraços, do Gabriel

    mundodogabriel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola ! Vim agradecer a visita e te desejar uma ótima semana na graça de deus.
    Nena

    ResponderExcluir
  3. Pode usar as orações ilustradas à vontade, Jonathan! Eu imprimi em folha A3, colori e colei no mural do meu grupinho de oração.
    Deus lhe abençoe!
    Abraçãooooo

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!