terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atividade de História: A importância de se estudar a história - 7º ano


A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR A HISTÓRIA
          A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
       A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
       Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
      A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids
Responda:
1. Qual área das ciências a história faz parte? Justifique.
2. De acordo com o texto e suas convecções qual a importância de estudar história?
3. Qual erro cometido pela sociedade no passado que não deve ser repetido? Pesquise e registre esse fato.
4. De acordo com a afirmativa: “A história é a ciência do passado e do presente”, podemos concluir que a história não tem influencia no futuro da humanidade? Justifique sua resposta.
5. Escreva um relato marcante que te aconteceu no passado.
6. No 6º ano estudamos períodos importantes da história, são eles: Pré-história e Idade Antiga. Registre 3 invenções ou mais que surgiram através da espécie humana que nos beneficia até hoje.  

Espero que tenham gostado da proposta de atividade.

4 comentários:

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!