terça-feira, 24 de março de 2020

Ensino Religioso: Combate ao bullying e Coronavírus


Professores e alunos,
Na semana do dia 09/03 a 17/03/2020, desenvolvi um trabalho nas turmas dos 8ºs anos nas aulas de Ensino Religioso a abordagem dos temas “malefícios e benefícios das redes sociais”.
- Assuntos discutidos: NEGATIVOS - Mundo faz de conta das redes sociais, Amigos “virtuais”, possíveis contatos com criminosos, perfis falsos, depressão e solidão, divulgação de técnicas de suicídio e brincadeiras violentas, cyberbullying, Fake News, falta de moderação ocasionando reducação de atividades físicas, alimentação inadequada, perda de sono, entre outros;
- POSITIVOS – Ampla divulgação de trabalhos, vendas de produtos, relacionamentos saudáveis, formação escolar, rapidez de informações verdadeiras e eficazes, liberdade de expressão, exposição de ideias, entre outros.
A aula foi planejada de acordo com a competência 5 da BNCC (Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.) e da habilidade (EF08ER07X) Inventariar e analisar as formas de uso e as influências das mídias e novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como as redes sociais, pelas diferentes denominações religiosas.
            Após debate, aula expositiva e uma breve anotação, os alunos responderam um questionário. Em seguida foi apresentado à turma uma proposta de trabalho avaliativo.
O passo a passo foi:
- Formação de grupos;
- Escolha de um líder para cada grupo;
- Criação de um grupo no WhatsApp somente com os líderes dos grupos;
- Cada grupo deveria criar uma mensagem de combate ao bullying e uma maneira de conscientização sobre a pandemia COVID-19;
- Sugestões apontadas na turma: criação de memes, vídeos, tirinhas, charges, cartazes, entrevistas, etc. A mais escolhida pela turma foi a criação de memes, seguida de vídeo e cartazes;
- Inédito: Nenhum trabalho deve ser copiado da internet. Tudo criação dos alunos, devendo fazer uso da internet como fonte de pesquisa. (Explicar o que é plágio);
- Foi dado um prazo aos grupos e os trabalhos concluídos deveriam ser publicados aqui no blog pelos alunos. Infelizmente a culminância, de leva-los à sala de informática e os próprios alunos publicarem, não foi possível devida a interrupção das aulas provocadas pela pandemia. Sendo assim, os alunos enviaram via grupo WhatsApp os trabalhos realizados, concluindo com êxito a proposta inicial.
Confiram os memes, cartazes, vídeos e seus idealizadores:



Turma: 8⁰ ano I
Grupo: Ana Flávia,Emanuela,Thaís,Anna Luiza, Láysa
Imagem sobre Cyberbullying

Turma: 8° ano I  
Grupo: Maria Luísa, Danielly,Sophia,Roberto,Maryana,Gabriela.

Turma 8 ano II                                 
Grupo: Magner, Nicolly, Samuel Henrique, Pedro, Gabriel Santos, Lincoln e Simone

Turma 8 ano II 
Grupo: Felipe, Luiz Phillip, Samuel Hillux, Jhonatan, Ygor, Matheus, João Pedro e Gabriel Edmundo

Turma 8 ano II                                                    
Grupo: Roberta, Maria Clara, Maria Luisa, Ana Clara Marques, Ana Claria, Jully, Jhamilly, Joice;
Esse meme foi feito pelos alunos da educação inclusiva que tiveram o suporte dos alunos Gabriel Braga e Kayla. A professora de apoio Janice acompanhou e orientou o grupo proporcionando a interatividade e participação de todos. Esse grupo é do 8º II que também confeccionou cartazes.







Parabéns aos alunos, obrigado professora de apoio Janice pelo suporte e demais colegas de trabalhos da Escola Estadual "Conselheiro Afonso Pena" .
Observação: Devido a interrupção das aulas provocadas pela pandemia COVID-19 não foi possível realizar o trabalho na turma 8º III. O mesmo será feito no reinicio das aulas.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Com certeza eles levarão esses valores com eles.Pois toda atividade significativa,deixa marcas e lembranças! Amei...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente uma realidade que vivemos.
    Brilhante trabalho professor Jonathan.
    Todos juntos combatendo o bullying.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente uma realidade que vivemos.
    Brilhante trabalho professor Jonathan.
    Todos juntos combatendo o bullying.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é uma realidade que vivemos.Brilhante trabalho professor Jonathan,conscientizando a todos.
    Diga NÃO ao BULLYING.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Ótimo trabalho!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o trabalho professora e alunos. Parabéns amei.

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!