quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Catequese em Família - Atividade 3

Estou compartilhando mais uma Atividade do projetinho que criei e que estou realizando na catequese. Esse projeto se chama "CATEQUESE EM FAMÍLIA". Ele funciona da seguinte maneira:
- Pensando em como atingir as famílias na evangelização eu estava pensando em uma maneira que trouxesse a família a conhecer e participar mais da catequese. Primeiro pensei em fazer como fazem nas escolas, ou seja, na escola sempre manda DEVERES DE CASA, para os alunos revisarem e fixarem melhor a matéria. Mas, depois pensei, não podemos passar a imagem para as crianças de que catequese é como escola, então, se passasse DEVERES DE CASA para elas, iam despertar mais ainda a falta de interesse delas com a catequese, porque até então, eu pesava que se elas levassem deveres da catequese para serem feitos em casa, isso poderia chamar a atenção dos pais. Mas depois pensei melhor, porque não mandar quinzenalmente DEVERES DE CASA PARA OS PAIS FAZEREM? Isso mesmo. Todos nós sabemos que no dia - a - dia do brasileiro é uma correria danada, mais sempre tenho o pensamento que mesmo que for um sacrifício, os pais devem e tem a obrigação de ter um tempo só para os filhos. Dentro de 24 horas tem pelo menos se achar algumas horas  para os filhos. Verificar o que está aprendendo na escola, na catequese, bater um papo, dar carinho e atenção. Porque criança sente quando a criação não tá legal. Então, criei a primeira atividade. Só que desenvolver este projeto não está sendo fácil, por que a responsabilidade de pesquisar e buscar uma mensagem que toca o coração da família, é um grande desafio. E nisso, mandei a primeira atividade, e claro, como tudo não é 100%, de 30 crianças 7 não realizaram a atividade. Os outros me surpreenderam com as respostas, e o mais legal, foi os que eu julguei que não levaria a atividade pronta, foi os que levaram, por isso que não devemos julgar ninguém nunca. 

Agora vou comentar sobre a segunda. Eu sempre trago os caderninhos aqui pra casa, para que eu possa ler com bastante calma, e poder responder com uma mensagem de acordo com cada um. Como a atividade CATEQUESE EM FAMÍLIA, desta ultima semana foi sobre a bíblia, eu me deparei com muitas família que não tem bíblia em casa. Outras tem, mais elas ficam de enfeite na estante. E pouquíssimas tem o costume de ler e praticar a sagrada escritura. Quando me deparei com estes problemas, pensei: Ó meu Deus, porque fui começar esta tarefa, será que vou dar conta?
Aí, pensei na próxima tarefa, e sempre pensando em qual mensagem transmitir, e ontem criei a próxima que estarei postando agora.

Devido as famílias estarem muito carentes de evangelização, eu pensei, além de catequizar as crianças, tentar catequizar as famílias das crianças também. É um desafio aproximar catequese e família, mais com a benção divina não há catequista que não vença este desafio.

Quem ainda não viu as outras postagens do CATEQUESE EM FAMÍLIA é só clicar nos links a seguir:

6 comentários:

  1. Q ideia linda!!!
    Amamos. Essa atividade também tá muitooo legal. Vou imprimir e mesmo sem desenvolver (ainda) esse projeto vou mandar pra uns catequizandos da turma que eu estava acompanhando.
    Bjs
    Clécia

    ResponderExcluir
  2. Li o seu post e adorei a ideia. Vc é bem criativo e esforçado. Demonstra um grande amor por Deus. Precisamos de pessoas como você. Não é a toa que seu nome é Jonathan Cruz. Você carrega a cruz de verdade.
    Aproveito e lhe convido para participar do Projeto Santos de Calça Jeans.
    Leia as instruções nesse link: http://santosdecalcajeans75.blogspot.com/2011/09/projeto-santos-de-calca-jeans.html
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Jhonathan esse seu projeto é tudo de bom!
    Ontem enviei um bilhetinho inspirada nesse seu projeto... aquele q pede para o Catequizando levar a Bíblia...
    Show vai fazendo q boas idéias são para serem copiadas... rs

    Essa postagem sua tem q sair no seu rank do "Legal"

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Seu empenho catequético é algo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Oii Jonathan! A cada dia suas postagens ficam mais lindas, interessantes e evagelizadoras! Louvado seja o Nosso Senhor!
    Me desculpe ontem por não ter conversado com vc, precisei sair para ir buscar a minha mãe na Igreja, ela foi em uma paróquia um pouco mais distante e era minha vez de buscá-la!

    Um beijão,
    Layse

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonathan!!
    Que beleza essa sua idéia, temos mesmo que catequizar evangelizar os pais só assim nossas crianças virão mais a missas, os pais tem que descobrir a Fé.
    sc.angelica@gmail.com
    http://catequeseparavida.blogspot.com/

    Grande beijo
    Angélica

    ResponderExcluir

Atenção!
Ao comentar, identifique-se, dessa forma fica fácil nossa interatividade!
Forte abraço!